Vamos estudar, de imediato, a Igreja Católica Apostólica Romana que Jesus Cristo fundou sobre os apóstolos.
Seita denomina-se aquele (ou aqueles) que cultiva(m) uma opinião contrária da existente.
a) A sucessão apostólica
b) A sua Palavra
c) Deixou à sua Igreja os sete Sacramentos.
Depende da nossa atitude, da nossa compreensão da Missa.
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Até 1964 era lei da Igreja que qualquer pessoa que desejasse receber a Sagrada Comunhão deveria abster-se de qualquer alimento e bebida desde a meia-noite anterior. Desta lei eram dispensados os enfermos e os moribundos.
É uma ação sagrada na qual Jesus se torna presente sob as aparências do pão e do vinho. O nome que os primeiros cristãos davam à Missa era “ação de graças” ou “fração do pão”, expressões que vem da narração da última Ceia, ou seja, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o dizendo: Isto é o meu Corpo que é dado por vós; fazei isto em memória da mim (Lc22,19).
“Pelé sacrificou o seu prestígio pessoal e passou a bola ao amigo que marcou o gol da vitória”. O significado da palavra sacrifício, neste caso, está deteriorado.
A finalidade primordial da Missa é dar honra e glória a Deus. Ela também tem frutos, efeitos para nós. Em cada Missa Jesus alcança graças para nós, pois Ele é o nosso intercessor. Destaco 3 frutos da santa Missa:
Se lermos a instituição da Missa feita por Jesus na última Ceia e compararmos este relato com o cerimonial do Santo Sacrifício de hoje veremos que houve um grande desenvolvimento no cerimonial que preserva no seu bojo o essencial que recebemos de Jesus.
Na Igreja primitiva, o Ofertório era mais uma ação do povo.
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Para sobreviver e para viver em comunidade necessitamos de sinais.
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