Dízimo: Expressão de Fé
Dízimo é um sinal de compromisso, de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus na sua bondade infinita instituiu a sua Igreja para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. Com o dízimo você ajuda a transformar a Igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna.
O dízimo é sinal de gratidão, devolução generosa, partilha consciente e contribuição responsável.
Podemos afirmar que o dízimo é Sinal de Gratidão quando fazemos dele uma expressão de reconhecimento ao Deus que dá a vida e a mantém. Quando oferecido de coração agradecido, torna-se oração de ação de graça.
O dízimo é Devolução quando fazemos dele uma das expressões de nosso louvor ao Deus que é, em tudo, bondade e misericórdia. Oferecido com generosidade, torna-se devolução a Deus do que a Deus pertence.
É Partilha quando fazemos dele uma expressão de nossa comunhão com Deus e com a comunidade. O dízimo, quando oferecido com consciência, torna-se partilha que gera fraternidade.
Podemos também afirmar que o dízimo é Contribuição quando fazemos dele uma expressão espontânea e responsável de nossa participação na vida de uma comunidade de fé. Quando oferecido com fé, torna-se instrumento de construção da comunidade e, consequentemente, meio privilegiado de evangelização.
Dízimo sem fé não é dizimo: é pagamento. E a Igreja não é um supermercado de graças onde os cristãos negociam com Deus. Deus não vende nada: Ele oferece tudo gratuitamente. Dízimo e fé são inseparáveis. Quem “paga” o dízimo age como se Deus pudesse ser comprado; quem devolve o dízimo oferece a Deus um pouco do tudo que a Deus pertence.
Pe. Jacó Wuaden