Em Jesus, Deus veio ao encontro dos homens.
Ele é a “paixão carnal do amor de Deus por nós” (leibhaftige Zuneigung Gottes zu uns). A Bíblia fala da “amizade de Deus para com a humanidade” que em Jesus apareceu como uma “luz nas trevas”. Esta luz acorda (auftauen = degelar) os homens e os liberta (do seu sono). Torna-os capazes de viver como humanos. De almas pequenas os torna gigantes (ex.; São João Paulo II), de pequenas em grandes personalidades (ex. Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, meu pai, um agricultor).
JESUS DIZ:
Sigam-me. Amem-se como eu os amei. Sejam (tão?) perfeitos como meu Pai que está nos céus.
Por meio de Jesus Cristo nós não só conhecemos a Deus, mas é somente por meio Dele que nós nos conhecemos a nós mesmos... Sem Ele não sabermos o que é a nossa vida, a nossa morte e nem o que Deus é e nem o que nós mesmos somos (cf. Blaise Pascal).
COMO PODEMOS CONHECER ESTE JESUS HOJE?
O caminho mais favorável é ler (saber de cor!) um dos quatro evangelhos do Novo Testamento. Além disso, contatar e conversar com pessoas que seguem a Jesus porque vivem a sua fé. Para quem está afastado da prática religiosa o melhor caminho é convidá-lo para participar da Comunidade quando ela celebra os Sacramentos que Jesus deixou aos seus.