Como introdução apresento-lhes dois fatos:

 

O primeiro: Como seminarista, eu cursava o 2º ano de filosofia quando, num certo dia, o professor, Mons. Didonet (de saudosa memória), entrou na sala e iniciou sua aula perguntando-nos (éramos 68): qual é a essência do cristianismo? ou seja, qual é o essencial da fé cristã? Alguns responderam que era a Eucaristia, outros que eram os 10 Mandamentos, outros que é a Igreja, outros que era o Papa.... Afinal, o professor, decepcionado conosco, disse-nos: é a ressurreição de Cristo. Não entendi muita coisa, mas gravei: “a essência da fé cristã é a ressurreição de Cristo.

O segundo: Após a transfiguração de Jesus, ao descerem do monte Tabor, Ele disse aos 3 discípulos (Pedro, Tiago e João) que nada do que viram contassem a outros a não ser depois da sua ressurreição. E os três se entreolharam e comentavam entre si: Depois da ressurreição! O que Ele quer dizer? (Mc 9, 9-10). 

Isto não acontece também conosco? O que é a ressurreição de Jesus para nós? Ela é o fundamento da nossa fé?

 No entanto, nossa fé cristã fica de pé ou cai com a verdade do testemunho da ressurreição de Jesus.

Se Jesus não ressuscitou então:

a) é vã a minha pregação

b) e a vossa fé é falha (1Cor 15,14-15).

c) ficamos abandonados às nossas ideias, a nós mesmos, e a nossa vida cessa no túmulo.

Mas, se Jesus ressuscitou então:

a) acontece algo verdadeiramente novo que muda o mundo e a situação do homem, muda a situação de cada um de nós.

b) Jesus se torna o critério no qual podemos fiar-nos totalmente

c) Deus manifestou-se verdadeiramente.

A existência e a presença de Jesus (como Filho de Deus e segunda pessoa da Santíssima Trindade) no presente e no futuro dependem, verdadeiramente, da sua ressurreição. Do contrário trata-se apenas de mais um morto e, desta vez, de um morto derrotado na morte de uma cruz.

Para falar sobre a ressurreição de Jesus é preciso tomar o Novo Testamento e ouvir com atenção o testemunho daqueles homens e daquelas mulheres que conheceram e conviveram com Jesus antes e depois da sua morte. O assunto é complexo e levanta muitas questões. Há (existem) testemunhas que Jesus ressuscitou e está vivo. Para as testemunhas não foi fácil exprimir a ressurreição. Viram-se diante de um fenômeno novo, totalmente fora das experiências humanas. Tratava-se de uma realidade inusitada.

Horários de Missa

Horários de Missa na Matriz:

Segunda-feira - 18h

Terça-feira - 19h

Quarta-feira - 19h

Quinta-feira - 6h30

Sexta-feira - 15h

Sábado - 18h

Domingo - 8h e 18h

Todos os horários de Missa

 
 
 
 
 

Próximos Eventos

Nenhum evento encontrado